Carvão vegetal ativado: Falamos sobre os benefícios para a saúde e beleza!

Carvão vegetal ativado: Falamos sobre os benefícios para a saúde e beleza!

Não é segredo pra ninguém que muitos remédios são feitos a partir de elementos da natureza, e que podemos usar muitos vegetais e minerais a favor da nossa saúde e beleza. O carvão vegetal ativado é um desses elementos.

Ele é produzido na queima ou carbonização de alguns tipos de madeira, e o que o diferencia do carvão normal (que é usado em churrasco, por exemplo), é o controle da temperatura e do oxigênio durante o processo, que deixa ele mais poroso.

O fato do carvão vegetal ser poroso garante vários benefícios, como vamos falar no artigo de hoje, assim como vamos explicar para que ele serve, se ele realmente ajuda a clarear os dentes, onde comprar o carvão vegetal em comprimido e muito mais.

Para que serve?

O carvão vegetal, também conhecido como carvão ativado, funciona como uma esponja para absorver toxinas e outras substâncias nocivas ao organismo, mas também serve para várias outras coisas e oferece muitos benefícios tanto para a saúde quanto para a beleza, como falaremos a seguir.

Quais os benefícios do carvão vegetal ativado?

Como falamos, o carvão vegetal é bastante poroso, e por isso é muito usado em desintoxicações. Mas, existem vários outros benefícios do carvão vegetal. Veja a seguir:

  •  É desintoxicante, podendo absorver vários tipos de toxinas (produtos químicos, intoxicação alimentar e medicamentosa, entre outros) e promover a eliminação delas nas fezes
  • Ajuda no bom funcionamento do sistema digestivo, e ajuda a prevenir e tratar problemas como a gastrite, diarreia, gases, mau hálito, gastroenterites, e outras doenças gastrointestinais
  • É utilizado para tratar picadas de insetos e para absorver o veneno em caso de picada de aranhas, cobras e escorpiões, por exemplo
  • Pode ajudar a clarear o dente (como falaremos a seguir)
  • É bom para a pele, podendo ajudar no tratamento da acne
  • Ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL)
  • É muito usado em casos de envenenamento, inclusive em animais
  • Ajuda a curar a ressaca, pois ajuda a absorver o álcool mais rapidamente. Algumas pessoas também tomam um comprimido de carvão vegetal antes de beber, para evitar a ressaca.

Efeitos colaterais

Apesar de ser um elemento natural, o uso do carvão vegetal também pode causar alguns efeitos colaterais, sendo os principais deles:

  • Vômitos
  • Fezes escuras
  • Prisão de ventre
  • Diarreia
  • Desidratação

Para evitar a desidratação, é recomendado beber bastante líquido durante o uso do carvão vegetal, visto que ele é muito absorvente.

carvão vegetal ativado

Carvão vegetal ajuda a clarear os dentes?

Como falamos, um dos maiores poderes do carvão vegetal ativado é o de absorção, e por isso, quando usado para escovar os dentes, ele ajuda a equilibrar o PH da boca e absorver agentes que podem causar mau hálito, as cáries e a placa bacteriana, por exemplo.

Apesar de muitas pessoas escovarem os dentes com o carvão vegetal em pó com a escova de dentes (assim como o bicarbonato de sódio, que também é muito usado para esse fim) e verem resultados, muitos especialistas dizem que essa prática pode remover a camada superficial e enfraquecer o esmalte dos dentes, já que o carvão vegetal é uma substância abrasiva.

Eles informam ainda que ele pode sim, ajudar a tirar manchas mais superficiais, mas que não clareiam os dentes.

Tem contra-indicação?

Sim. Mesmo as plantas e os vegetais naturais têm contra-indicações, e é recomendado que um médico indique o seu uso, para evitar maiores problemas e reações adversas.

Uma das principais contra-indicações do carvão vegetal é durante o uso de medicamentos, porque como ele é muito absorvente, pode prejudicar o tratamento, ao absorver as substâncias medicamentosas, como falamos que ele pode fazer em caso de intoxicação medicamentosa.

Carvão vegetal em cápsulas

O carvão vegetal em comprimido é vendido tanto em farmácias quanto em lojas de produtos naturais, tanto em lojas físicas quanto na internet.

Além da opção em comprimido, o carvão vegetal também é vendido em pó e tabletes.

Como usar o carvão vegetal ativado?

Como dissemos, o ideal é seguir as recomendações médicas na hora de usar o carvão vegetal, mas apesar de a gente não recomendar a automedicação, você pode comprar o carvão vegetal sem receita médica, e por ser um artigo informativo, devemos dizer que o ideal é ingerir o comprimido em horários longe das refeições, para evitar que as substâncias nutritivas dos alimentos sejam absorvidas pelo carvão vegetal.

Veja também um vídeo sobre como clarear os dentes com o carvão vegetal ativado:

 

Recomendamos para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment