Veganismo: Saiba tudo sobre esse tipo de alimentação!

Veganismo: Saiba tudo sobre esse tipo de alimentação!

Se você está pensando em se transformar em vegan ou vegano (nomes dados a quem pratica o veganismo), sendo ou não vegetariano atualmente, existem uma série de coisas que você precisa saber, como os alimentos permitidos, a diferença entre veganismo e vegetarianismo, como começar e se o veganismo é saudável ou se o seu corpo vai sentir a deficiência de algum nutriente importante, a ponto de prejudicar a sua saúde.

Pensando nisso, fizemos um resumão sobre o assunto, abordando os principais tópicos para você eliminar as dúvidas e se jogar nesse estilo de vida.

O que é?

O veganismo é uma dieta que elimina todos os alimentos de origem animal do cardápio, e um estilo de vida que defende os direitos animais e tenta proteger o animal contra os abusos, a exploração, a crueldade e os sacrifícios.

A origem do Veganismo

A origem do veganismo é registrada quando o termo foi criado, em 1944, quando 6 pessoas resolveram sair de um grupo vegetariano por questões ideológicas.

No dia 01 de novembro é comemorado o dia mundial vegano, que é a data que se comemora o aniversário da origem do veganismo.

veganismoComo começar no veganismo?

A forma mais fácil de começar é ir eliminando os alimentos animais do cardápio aos poucos. Pode começar pelos que você gosta menos, como mel, queijos, manteiga ou laticínios, por exemplo, e depois aos poucos ir diminuindo o consumo de leite e carne (vermelha e branca), até que o seu corpo se acostume.

Aos poucos, vá substituindo os alimentos de origem animal pelos vegetais, frutas, grãos, alimentos de soja, integrais, e outros de sua preferência, usando a criatividade para deixar os pratos saudáveis e saborosos.

Estudos dizem que o nosso paladar precisa de aproximadamente 15 dias para esquecer o gosto de um alimento que costumava ingerir e para se acostumar com novos gostos e sabores, então, é possível que a transição não demore tanto quanto você imaginava!

Alimentos permitidos

Apesar de vários alimentos serem de origem animal, são muitos os alimentos permitidos no veganismo, além das substituições, como trocar a carne pela carne de soja, o leite pelo leite de soja, o pão pela versão integral, e outras.

Além disso, todos os legumes, vegetais, frutas, hortaliças, grãos e ovos/leite/queijo e margarina de origem vegetal também são permitidos.

Veganismo é saudável?

Sim, apesar de eliminarem a carne e os derivados de animal do cardápio, o veganismo é saudável e os nutrientes que o corpo precisa (como a proteína e o ferro) são ingeridos através de outros alimentos, tão nutritivos e saudáveis quanto, e muitas vezes até mais.

Além disso, estudos mostram que não consumir carne e outros produtos industrializados que levam agrotóxicos e/ou outras substâncias tóxicas para aumentar seu tempo de conservação e realçar o sabor, por exemplo, é uma opção saudável e benéfica ao organismo, já que ajuda a evitar vários tipos de doenças.

Diferença entre veganismo e vegetarianismo

A diferença entre veganismo e vegetarianismo ultrapassa a mesa, porque o veganismo vai além de uma dieta, e é considerado um estilo de vida, onde o principal pilar é a luta pela libertação e não exploração animal nem na alimentação e nem em outros setores, como na moda, por exemplo, onde o couro e a pele são utilizados para fazer roupas, sapatos, bolsas e acessórios diversos, e na indústria de cosmético, onde vários produtos são testados em animais, como a maioria dos remédios, xampus, sabonetes, maquiagens e outros.

 

Quem é vegano não consome nenhum alimento de origem animal, desde a carne até os derivados do leite, ovos, mel e outros, além de não usarem produtos testados em animais e de divulgarem vídeos, notícias e protestarem contra as empresas que ainda usam os animais para a produção desses produtos, além de boicotarem “entretenimentos” que explorem animais, como zoológico, circo, touradas, rodeio e outros, para conscientizar a população e aumentar a quantidade de pessoas adeptas ao movimento vegan.

E os vegetarianos?

Já os vegetarianos, como vimos, não se alimentam de carne, mas continuam consumindo produtos de origem animal, como ovos e laticínios, além de serem menos radicais quanto ao consumo de produtos que são testados em animais.

Como falamos, os estudos mostram que o vegetarianismo geralmente começa por questões de saúde, e acaba se transformando em um processo de transição para o veganismo, e que a maioria dos veganos começaram a restrição alimentar como vegetarianos.

Recomendamos para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment