Usos de √ďleos Vegetais

Poucos sabem, mas bem pr√≥ximos de si existem produtos mil e uma utilidades. Duvida? Pois hoje falaremos dos usos e benef√≠cios dos √≥leos vegetais. S√£o √≥leos puros, feitos atrav√©s da prensa a frio de diferentes vegetais e que trazem sa√ļde e bem estar, seja presentes na culin√°ria, nos cabelos ou na pele. Nos alimentos, principalmente, os √≥leos vegetais s√£o consideravelmente mais saud√°veis que as gorduras animais: apresentam menor quantidade de gorduras saturadas mal√©ficas ao cora√ß√£o, al√©m de serem ricos em √īmegas 3, 6 e 9. Al√©m disso, funcionam como ve√≠culo para vitaminas lipossol√ļveis como A, D, E e K.

√ďleo de coco

Extremamente vers√°til, o √≥leo de coco possui muitas propriedades. Nos cabelos, recupera a vitalidade e o brilho ao ser aplicado a cabelos danificados antes da lavagem, hidrata a pele sem deix√°-la engordurada e ao mesmo tempo age como antiinflamat√≥rio e √© excelente se usado no combate √† acne. Com um pouco de a√ß√ļcar, se torna um excelente exfoliante para o corpo, removendo c√©lulas mortas e hidratando a pele seca. Tamb√©m √© √ļtil no tratamento de queimaduras, picadas de mosquito, e √© excelente pra ser usado na cozinha: √© antioxidante, aumenta a sensa√ß√£o de saciedade, pode diminuir o colesterol ruim e regula as fun√ß√Ķes intestinais.

Azeite de oliva

Esse √© o melhor exemplo de que nem toda gordura faz mal. Comprovadamente, quem consome pelo menos uma colher de azeite por dia perde cent√≠metros da cintura e evita o ac√ļmulo de gordura nessa √°rea, a mais perigosa para o cora√ß√£o. Mas para isso, √© claro, tem de ser extra virgem. Serve para temperar saladas, ser acrescentado √†s carnes, sempre ao final do preparo para n√£o perder suas qualidades. O azeite de oliva tamb√©m faz muito bem √†s pontas secas do cabelo e pode ser usado como um potente hidrante quando colocado nos p√©s junto com meias, antes de dormir.

óleo vegetal

√ďleo de abacate

√Č rico em beta-sisterol, diminuindo a absor√ß√£o do colesterol pelo intestino e atua nas membranas das c√©lulas dificultando a reabsor√ß√£o do mesmo. Possui elevados n√≠veis de vitamina A, e por isso acredita-se que seu consumo possa prevenir condi√ß√Ķes da vis√£o, como a catarata e a cegueira noturna. Adicionado √† saladas ricas em licopeno e beta caroteno (tomates e cenouras), potencializa sua absor√ß√£o. Diminui a absor√ß√£o de gorduras pelo intestino, podendo ser um aliado na perda de peso.

√ďleo de linha√ßa

Esse √≥leo ajuda a reduzir a press√£o arterial e os n√≠veis de colesterol, controla doen√ßas como hemorr√≥idas, c√°lculos biliares e constipa√ß√£o. √Č um √≥leo especialmente respons√°vel pela pele bonita e saud√°vel: pode tratar acne, eczemas, psor√≠ase e ros√°cea.

√ďleo de jojoba

Ele √© muito¬†rico em nutrientes como cobre, zinco, sil√≠cio, iodo, cromo,vitamina E e vitaminas do grupo B. Al√©m disso, possui baix√≠ssimo n√≠vel de toxidade, fazendo com que o risco de alergias seja m√≠nimo. √Č um excelente rem√©dio natural para o tratamento da caspa, melhorar a qualidade dos fios e estimular o crescimento dos cabelos. Al√©m disso, possui propriedades antiss√©pticas, combatendo fungos, dermatites e bact√©rias que poderiam atacar o couro cabeludo.

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