Usos de Ă“leos Vegetais

Poucos sabem, mas bem próximos de si existem produtos mil e uma utilidades. Duvida? Pois hoje falaremos dos usos e benefícios dos óleos vegetais. São óleos puros, feitos através da prensa a frio de diferentes vegetais e que trazem saúde e bem estar, seja presentes na culinária, nos cabelos ou na pele. Nos alimentos, principalmente, os óleos vegetais são consideravelmente mais saudáveis que as gorduras animais: apresentam menor quantidade de gorduras saturadas maléficas ao coração, além de serem ricos em ômegas 3, 6 e 9. Além disso, funcionam como veículo para vitaminas lipossolúveis como A, D, E e K.

Ă“leo de coco

Extremamente versátil, o óleo de coco possui muitas propriedades. Nos cabelos, recupera a vitalidade e o brilho ao ser aplicado a cabelos danificados antes da lavagem, hidrata a pele sem deixá-la engordurada e ao mesmo tempo age como antiinflamatório e é excelente se usado no combate à acne. Com um pouco de açúcar, se torna um excelente exfoliante para o corpo, removendo células mortas e hidratando a pele seca. Também é útil no tratamento de queimaduras, picadas de mosquito, e é excelente pra ser usado na cozinha: é antioxidante, aumenta a sensação de saciedade, pode diminuir o colesterol ruim e regula as funções intestinais.

Azeite de oliva

Esse é o melhor exemplo de que nem toda gordura faz mal. Comprovadamente, quem consome pelo menos uma colher de azeite por dia perde centímetros da cintura e evita o acúmulo de gordura nessa área, a mais perigosa para o coração. Mas para isso, é claro, tem de ser extra virgem. Serve para temperar saladas, ser acrescentado às carnes, sempre ao final do preparo para não perder suas qualidades. O azeite de oliva também faz muito bem às pontas secas do cabelo e pode ser usado como um potente hidrante quando colocado nos pés junto com meias, antes de dormir.

Ăłleo vegetal

Ă“leo de abacate

É rico em beta-sisterol, diminuindo a absorção do colesterol pelo intestino e atua nas membranas das células dificultando a reabsorção do mesmo. Possui elevados níveis de vitamina A, e por isso acredita-se que seu consumo possa prevenir condições da visão, como a catarata e a cegueira noturna. Adicionado à saladas ricas em licopeno e beta caroteno (tomates e cenouras), potencializa sua absorção. Diminui a absorção de gorduras pelo intestino, podendo ser um aliado na perda de peso.

Óleo de linhaça

Esse óleo ajuda a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol, controla doenças como hemorróidas, cálculos biliares e constipação. É um óleo especialmente responsável pela pele bonita e saudável: pode tratar acne, eczemas, psoríase e rosácea.

Ă“leo de jojoba

Ele é muito rico em nutrientes como cobre, zinco, silício, iodo, cromo,vitamina E e vitaminas do grupo B. Além disso, possui baixíssimo nível de toxidade, fazendo com que o risco de alergias seja mínimo. É um excelente remédio natural para o tratamento da caspa, melhorar a qualidade dos fios e estimular o crescimento dos cabelos. Além disso, possui propriedades antissépticas, combatendo fungos, dermatites e bactérias que poderiam atacar o couro cabeludo.

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