Salmão: Conheça as vantagens e algumas receitas

Salmão: Conheça as vantagens e algumas receitas

O salmão ganhou o gosto popular devido ao crescimento e aceitação da culinária japonesa no Brasil. Fortemente conhecido pelos pratos frios, o peixe também fica delicioso grelhado, assado e de outras formas também.

Vamos falar de todas as vantagens e do sabor diferenciado do salmão, além de algumas receitas para caracterizar esse peixe tão saboroso e nutritivo, que pode não ser o mais barato de todos, mas é, sem dúvida, um dos mais saborosos e diferenciados peixes do nosso mercado.

Os diversos salmões e suas vantagens para a saúde

O salmão é, assim como o bacalhau, um nome genérico para uma grande variedade de peixes de água fria, comuns na Europa e América do norte. Diversos deles inclusive recebem outros nomes, como a truta.

Independente do peixe em si, a carne de salmão vem sendo muito apreciada no mundo todo, sendo que a culinária japonesa, com seus sushis e sashimis, foi a que conseguiu, na opinião de muitos, extrair o máximo do sabor desta deliciosa iguaria.

O salmão traz uma série de benefícios em seu consumo, sendo responsável pela diminuição dos triglicerídeos no sangue, protegendo o coração dos malefícios do excesso de gordura e protegendo-o do colesterol.

Além disso, a quantidade de proteínas em relação às gorduras do salmão é muito maior do que em qualquer outro tipo de carne, fazendo dele uma opção muito mais interessante coo fonte de proteína do que frango, por exemplo. Além disso, o salmão possui o tradicional Ômega 3 e os ácidos graxos, que vão oferecer ainda mais proteção para cérebro e coração, evitando acidentes vasculares tanto cerebrais quanto cardíacos.

Curiosamente, a cor avermelhada da carne dele vem da mesma questão que faz as cascas do camarão terem uma cor parecida: As algas das quais ambos os animais se alimentam dão esta coloração avermelhada a eles.

Quais são as receitas mais saborosas de salmão?

Uma das receitas mais consumidas de salmão no Brasil e no mundo é o salmão cru, consumido em larga escala como sushi e sashimi. Nos restaurantes japoneses ele também é amplamente consumido no réchaud, grelhado com poucas ervas e sal.

Uma das questões mais importantes de temperar e preparar salmão é que este peixe tem um sabor muito característico e suave, ou seja, se você exagerar no tempero, você tira todo o sabor do peixe.

Esta é uma das receitas mais saborosas, onde ele é servido com molho de maracujá que realça o sabor dele.

Ingredientes

4 postas médias de salmão

4 colheres (sopa) de manteiga

Sal a gosto

Suco de 2 limões

Polpa de 4 maracujás

1 xícara de suco de laranja

8 colheres (sopa) maionese para o molho

2 colheres (sopa) de suco de limão

1 pitada de açúcar

Modo de preparo:

Tempere as postas de salmão com suco de um limão e sal a gosto

Grelhe-as por 10 minutos, em uma frigideira, com a manteiga até o peixe dourar dos dois lados.

Retire do fogo e reserve

Bata no liquidificador a polpa dos maracujás e o suco de laranja

Coe o suco e acrescente a maionese, mexendo até obter uma mistura homogênea.

Adicione 2 colheres (sopa) de suco de limão, o açúcar e o sal, misture bem.

Arrume o peixe nos pratos e cubra com um pouco do molho

Decore com sementes de maracujá e fatias de laranjas

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment