Receita de canjica: As melhores receitas com amendoim, doce de leite, leite condensado, leite ninho e muito mais!

Receita de canjica: As melhores receitas com amendoim, doce de leite, leite condensado, leite ninho e muito mais!

As festas juninas e julinas estão chegando, e se tem uma sobremesa típica dessa época mais fria é a canjica branca (apesar de nada impedir que você coma canjica o ano todo, inclusive gelada).

Conhecida no Nordeste como mugunzá, essa receita pode ter algumas variações, apesar de a maioria das receitas indicar deixar os grãos de milho branco inteiros, para a canjica ficar mais cremosa.

Nesse texto vamos falar da receita de canjica tradicional, com amendoim, com leite condensado, com canela, com outros tipos de leite e outros tipos de açúcar, para todos os gostos – inclusive uma receita de canjica light, para quem quer perder uns quilinhos extras mas não quer abrir mão de comer essa sobremesa deliciosa.

Como fazer uma receita de canjica tradicional

receita de canjica

Antes de ensinar as outras receitas, vamos começar pela receita de canjica tradicional. Anote os ingredientes e o modo de preparo:

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de Canjica de Milho branco
  • 2 litros de água
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 Colher (sopa) de Amido de Milho (Maisena)
  • 1 litro de leite
  • 100 g de coco ralado
  • Cravo-da-Índia e Canela-da-China em Casca a gosto

Modo de preparo:

Deixe a canjica de molho na água por 24 horas. Escorra a água e coloque em uma panela de pressão com a água da receita. Adicione o cravo e a canela e cozinhe sua canjica por cerca de 45 minutos.

Acrescente o açúcar, o leite, o coco e o amido de milho diluído em ¼ de água. Com a panela de pressão destampada, cozinhe até a canjica engrossar.

Uma opção é não cozinhar a canela junto com os outros ingredientes, e na hora de servir aos seus convidados, oferecer a canela em pó, para que as pessoas que gostem polvilhem um pouco por cima.

Qual o segredo para canjica ficar bem cremosa?

É quase impossível resistir à uma canjica com um caldo bem grossinho e cremoso, não é mesmo? Se esse é o seu tipo preferido de receita, saiba que existem alguns truques que vão fazer com que a sua canjica fique com essa consistência de receitinha da vovó que amamos!

E o maior segredo para uma canjica cremosa é que você deixe ela ferver bastante! Depois de acrescentar os demais ingredientes, deixe ela fervendo em fogo baixo por alguns minutos, misturando sempre para não grudar no fundo. Isso vai fazer com que o caldo engrosse e faça uma canjica perfeita!

Alguns ingredientes também contribuem para que a receita fique mais grossinha, como é o caso do leite condensado e o doce de leite (veja abaixo receitas com esses ingredientes). Mas como os dois podem acabar deixando a receita muito doce, o ideal é não exagerar.

Receita de canjica com amendoim

receita de canjica

Outra versão da receita de canjica que muita gente gosta é a que usa amendoim durante o cozimento:

Ingredientes:

  • 1/2 kg de milho para canjica
  • 2 l de água
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 vidro de leite de coco
  • 2 xícaras de leite comum
  • 10 cravos da Índia
  • 3 pauzinhos de canela
  • 250 g de amendoim torrado e moído grosseiramente
  • Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo:

Deixe a canjica de molho na água de um dia para o outro. Escorra a água e cozinhe por aproximadamente 30 minutos ou até que esteja macia, e depois acrescente o leite, o leite de coco, o cravo e a canela, e deixe ferver por 10 minutos, mexendo sempre, para não grudar. Acrescente o leite condensado e continue mexendo por mais 10 minutos ou até que ela fique bem cremosa. Acrescente o amendoim, mexa um pouco e desligue o fogo.

Sirva morna ou fria, com a canela em pó para polvilhar por cima.

Essa receita rende 16 porções.

Veja também essa receita preparada pela Dani Noce:

E se eu não gostar de amendoim? O que colocar?

A mais tradicional receita de canjica é com o amendoim, porém algumas pessoas não gostam dele ou até mesmo possuem alguma alergia. Nesses casos, o que pode substituir o amendoim? Veja algumas dicas a seguir:

  • Coco ralado: O coco também combina muito com a canjica e fica maravilhoso! Vale também apostar no leite de coco para um caldinho bem saboroso.
  • Canela: A canela também é um temperinho que vai super bem e combina com os dias mais frios
  • Chocolate: Apesar de menos comum, acrescentar chocolate em pó também é uma opção para quem não gosta do amendoim. Outras pessoas também optam por colocar o chocolate em barra ralado para dar mais cremosidade.
  • Leite ninho: O leite ninho é o ingrediente da moda e fica perfeito com a canjica. (Colocamos a receita completa no final deste artigo)
  • Baunilha: Baunilha também vai bem com tudo, né? E na canjica a baunilha é capaz de fazer uma receita com sabor bem delicado e agradável. É bom lembrar que a baunilha natural é sempre melhor do que a artificial.
  • Limão ou laranja: Os sabores cítricos também podem ser uma opção para temperar a canjica de um jeito diferente. Para isso você pode usar raspas de limão ou laranja em uma base de canjica neutra. Também fica bem leve.
  • Castanhas e frutas secas: Essa também é uma receita um pouco diferente da tradicional e talvez um pouco mais refinada. Neste caso você pode acrescentar as castanhas trituradas e optar por frutas de acordo com o seu gosto. Outra dica é acrescentar algumas especiarias.

Receita de canjica com leite condensado

Apesar de ser conhecida como “canjica com leite condensado”, esse não é o único ingrediente a mais que você vai acrescentar na receita de canjica tradicional que ensinamos no começo desse artigo. Veja a seguir:

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de Canjica de Milho branco
  • 2 litros de água
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 litro de leite
  • 100 g de coco ralado
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • Cravo-da-Índia e Canela-da-China em Casca a gosto

Modo de preparo:

Deixe a canjica de molho na água por 24 horas. Depois, escorra a água e coloque em uma panela de pressão com os 2 litros de água, o cravo e a canela, e cozinhe a canjica por cerca de 45 minutos.

Acrescente o açúcar, o leite, o leite condensado e o coco. Com a panela de pressão destampada, cozinhe até a canjica engrossar. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, mexendo bem.

Essa receita rende 15 porções.

Como fazer uma receita de canjica light?

Quem quer comer canjica sem sair da dieta pode experimentar uma receita de canjica diet, que sugere preparar a receita de canjica tradicional que ensinamos no começo do texto substituindo o leite de vaca por leite desnatado, leite de soja ou pelo leite de castanhas, por exemplo. Outra boa opção é substituir o açúcar refinado pelo tipo demerara ou mascavo, ou até mesmo usar adoçando culinário e não usar o leite condensado (ou usar a versão diet), além de também usar o leite de coco light, para diminuir as calorias da receita tradicional.

Também vale a pena apostar na canela, que além de perfumar o prato, ainda tem propriedades termogênicas, que ajuda a promover a perda de peso.

A canjica é sim um alimento bastante calórico, mas fazendo algumas substituições é possível diminuir um pouco a quantidade de calorias.

Selecionamos também um vídeo de receita de canjica fitness para que você possa apreciar essa delícia sem sair da dieta.

Canjica com doce de leite

Uma das variações de canjica que mais agradam ao paladar brasileiro é aquele que leva doce de leite. Isso porque estamos falando da junção de dois ingredientes típicos daqui e que já moram no nosso coração, que é o doce de leite e a tradicional canjica. Na minha opinião não existe combinação melhor!

O modo de preparo é muito simples e para que você aprenda como preparar, selecionamos o vídeo a seguir também do canal da Dani Noce. Assista!

Canjica com leite ninho (leite em pó)

O leite Ninho (ou também conhecido como leite em pó) literalmente invadiu as receitas no Brasil, e hoje em dia existe uma infinidade de doces, receitas e preparações que levam esse ingrediente.

Com a canjica não foi diferente e hoje em dia o que está bombando é a canjica com leite ninho!

Assim como as receitas anteriores, esta também é bastante simples! E para exemplificar, selecionamos o vídeo a seguir:

Receita de canjica com paçoca

Canjica e paçoca são dois ingredientes que tem tudo a ver e são a cara das festas juninas! E por isso selecionamos no YouTube mais uma receita que vai deixar a sua festa junina mais gostosa!

Veja a seguir uma receita de canjica com paçoca do canal Receitas da Cris.

Gostou do artigo de hoje? Então conta aqui embaixo qual é a sua favorita!

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment