Polifenol: O que é? Para que serve? Quais são os benefícios?

Polifenol: O que é? Para que serve? Quais são os benefícios?

Nunca é demais procurar por substâncias que possam melhorar a nossa saúde, não é mesmo!? E a notícia boa é que para isso existem diversas opções naturais que fortalecem nosso sistema e podem ser auxiliares fundamentais para nos ajudar a tratar enfermidades que possam surgir. Uma dessas substâncias é o Polifenol.

Já ouviu? Ainda não? Vem que a gente vai te contar tudo!

O que é Polifenol?

O Polifenol é uma substância química que está muito presente em plantas e funciona como um princípio bioativo que é dividido em 4 grandes grupos.

Apesar de ter apenas quatro divisões maiores, dentro delas há ainda outras repartições de subgrupos menores – ou seja – existem muitos polifenóis por aí.

O interessante é que cada composto dessas divisões é ideal para auxiliar em problemas diferentes da saúde, oferecendo uma ampla gama de benefícios e propriedades para o corpo humano.

As 4 divisões principais são as classes dos: flavonoides, ácidos fenólicos, estilbenos e lignanas. Em geral são encontrados em frutas, legumes, ervas, temperos, verduras e grãos.

Para que serve?

Os polifenóis em geral servem para fortalecer a nossa saúde, deixando nosso organismo mais resistente e saudável para viver uma vida mais plena.

Os micronutrientes encontrados nesses princípios bioativos fazem com que nossas células fiquem protegidas quando ocorrem processos químicos naturais do corpo ou ainda os que são causados por elementos externos pelos radicais livres.

Eles fazem com que os tecidos do corpo fiquem protegidos de possíveis males que possam afetar a saúde por manter as necessidades nutricionais do organismo em equilíbrio.

Para ser mais específica, em suas principais classes, os polifenóis servem para:

  • Flavonoides: esses tipos de polifenóis têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. São encontrados em verduras, legumes, frutas, chá verde e vinho tinto.
  • Estilbenos: também conhecido como resveratrol, essa classe é a mais conhecida e uma das suas principais ações é o combate ao envelhecimento precoce. Ele também ajuda na redução da hiperpigmentação causada pela radiação UVB e protege de desordens cutâneas. Em geral, eles prezam pela saúde da pele e são encontrados no vinho tinto e no amendoim.
  • Lignanas: esse é um dos polifenóis mais interessantes, pois possui ações que são estudadas como possíveis auxiliares na cura de alguns tipos de câncer. São encontradas na linhaça, legumes, cereais, grãos, frutas, algas e certas hortaliças.
  • Ácidos fenólicos: eles ajudam a reduzir o nível de glicose no sangue, a aumentar o metabolismo das células e também eliminar o mau colesterol do organismo. São encontrados no chá verde, canela, café, frutas (como mirtilo, kiwi, ameixa, maçã e cereja).

polifenol

Benefícios

Além dos itens citados como auxiliares de alguns tratamentos na saúde mais específicos para cada tipo de classe dos polifenóis, de forma geral, todos são potentes antioxidantes que podem oferecem (uns mais para alguns casos, outros menos) os seguintes benefícios:

  • Combate os radicais livres (redução do colesterol ruim e prevenção de doenças cardíacas).
  • Previne doenças neurodegenerativas (cânceres e doenças cardiovasculares).
  • Auxilia a controlar diabetes do tipo 2 (estabiliza o açúcar no sangue e reduz a resistência à insulina).
  • Ajuda a prevenir o Mal de Alzheimer (por conter efeitos neuroprotetores).
  • Mantém a saúde gastrointestinal e melhora a digestão (age positivamente nas bactérias benéficas do intestino).
  • Mais energia e disposição no dia a dia.
  • Auxilia na queima de gordura localizada.

Contraindicações

Sim. Se você tiver febre, ferimentos, fragilidade capilar, queimaduras, tumores, transtornos circulatórios graves, doenças de pele, processos infecciosos ou esteja grávida, os polifenóis devem ser evitados.

Na dúvida, sempre consulte um médico especialista para verificar a viabilidade da substância para o seu corpo e seu caso em específico.

Alimentos

Em geral, por ordem de maior concentração, confira os 10 alimentos que mais possuem polifenol em sua composição.

  • Café filtrado
  • Coração de alcachofra
  • Morango
  • Sabugueiro
  • Arônia
  • Groselha
  • Highbush blueberry (um tipo de mirtilo)
  • Lowbush blueberry (um tipo de mirtilo)
  • Cereja
  • Amora

Concentrado

Para inserir o polifenol na sua dieta, consumir alguns dos alimentos citados acimas é uma ótima forma. Mas se você busca isso como um tratamento diário, a forma mais fácil é adquirir os polifenóis de forma concentrada.

Eles são encontrados como suplementos e facilitam o consumo para quem busca resultados mais rápidos dessas substâncias.

Vital 4k

Se você quer começar a tomar um suplemento e não tem noção do que escolher, uma boa opção é o bem famoso Vital 4k. Ele é um suplemento criado pelo Dr. Nature, uma empresa específica na criação de produtos naturais para melhorar a saúde.

Ele possui 6 fontes frutíferas ricas em polifenóis e oferece uma composição bem completa como polivitamínico.

vital 4k embalagem

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O VITAL 4K

Para comprar agora mesmo o seu suplemento, clique no botão abaixo e realize sua compra de forma segura e sigilosa.

Só o site oficial oferece vantagens exclusivas, como garantia de uma compra sem riscos, facilidades nas formas de pagamento, descontos e promoções, garantia de entrega rápida, e muito mais.

botão vital 4k

Leia mais conteúdo no texto sobre Dr.Nature!

Conheça Também o Nosso Canal no Youtube


1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment