Doce de leite ninho: Aprenda a fazer esta deliciosa receita!

Doce de leite ninho: Aprenda a fazer esta deliciosa receita!

Todos sabemos que os doces tradicionais são uma invenção coletiva, sendo raro o caso do brigadeiro, que pode ser rastreado. O doce de leite ninho, sendo uma variação do brigadeiro e do beijinho, é mais um excelente exemplo de como a criatividade do brasileiro, associada a uma demanda que pode ser explicada de uma forma interessante.

Vamos falar mais sobre a receita do doce de leite ninho, explicar uma das possíveis origens do doce de leite ninho e outras questões que vem se relacionando aos usos diferenciados do leite ninho.

Qual a origem do doce de leite ninho?

Apesar de isto não ser exatamente comprovado, existem diversas teorias que alegam que a quantidade de receitas de doces usando leite em pó aumentou depois que diversos programas governamentais começaram a distribuir leite em pó nas escolas públicas como parte de programas de auxílio, como o Leve Leite, em São Paulo. Desde o principio, muitas mães usaram este leite que vinha da escola para diversos usos culinários, algumas vezes por que eles não eram tão saborosos puros.

Dessa questão vieram às variações, que foram se tornando cada vez mais saborosas, e então o leite ninho acabou sendo descoberto como o mais saboroso de todos para este tipo de preparação.

Daí pra frente não houve mais limites! Via-se leite ninho em tudo, sendo que hoje em dia ele é usar o até puro como cobertura para sorvetes e açaí, também já virou sabor de milkshakes e, é claro também gerou a sua versão de doce de leite ninho.

Qual a receita do doce de leite ninho?

A receita é realmente muito simples: basta misturar uma xícara de leite em pó com meia lata de leite condensado e então ir acrescentando açúcar de confeiteiro para dar liga de enrolar. Se você preferir servir doce de leite ninho de copo, pode deixar como está e ir colocando nos copinhos, também fica uma delícia!

Confira este vídeo mostrando como fazer a receita:

Outras possibilidades para a massa base do doce de leite ninho é recheio para bolos, ou acrescentar uma série de coisas que podem ficar bem interessantes, como coco ralado, fazendo dele uma versão diferenciada de beijinho.

Um detalhe que muita gente não te conta é que o nome do doce de leite ninho veio porque muitas pessoas falam leite ninho ao invés de leite em pó. Ele fica bom com qualquer marca de leite.

Quais os cuidados com o doce de leite ninho?

Primeiramente é muito importante lembrar que este doce, apesar de delicioso, é muitíssimo calórico. Se você estiver de dieta, evite-o, ou coma muito pouco, pois ele é uma verdadeira bomba de calorias.

Além disso, evite que as crianças comam doce de leite ninho em excesso, pois ele pode fazer mal para a saúde. Se for uma festa ou algo assim, não chega a ser exatamente um problema, mas cuidado com o hábito, especialmente com adolescentes, já que ele é incrivelmente fácil de fazer e pode se tornam quase um vício!

Faça essa receita em casa para a família ou para os amigos e depois nos conte como ficou!

Conheça Também o Nosso Canal no Youtube


1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment