Dieta low carb: as vantagens e os cuidados.

Dieta low carb: as vantagens e os cuidados.

Quando se fala em dietas, a dieta low carb aparece como uma das mais procuradas pela sua efetividade. Embora muitas pessoas deixem de falar das consequências desagradáveis e dos problemas que ela oferece.

Vamos falar a dieta low carb, sem esconder as dificuldades e os contras que ela vai oferecer, especialmente se você ainda estiver se acostumando com uma vida mais saudável. Sempre recomendamos, acima de tudo, que mudanças nos hábitos alimentares sejam graduais e que um nutricionista seja sempre a palavra final quando um programa de reeducação alimentar for a questão.

O que é a dieta Low Carb?

A dieta low carb é a diminuição na quantidade de carboidratos ingeridos durante o dia, muitas vezes substituídos por proteínas. Quando falamos na diminuição de carboidratos, falamos especialmente dos carboidratos processados, como pães, massas e similares, pois todas as fibras destes alimentos são retiradas no processamento. O consumo de carboidratos dentro desta dieta é recomendável no caso de alimentos integrais e outros similares.

Ao contrário de outras opções mais extremas, como a dieta Dukan, as dietas low carb diminuem consideravelmente a quantidade de carboidratos, para que o corpo seja “forçado” a queimar gorduras corporais, já que as proteínas são de digestão mais difícil e demorada. Desta forma, além de aumentar o gasto energético da digestão, você cria uma menor oferta de energia a ser depositada como gordura.

Claro que existem desvantagens. Se feita de forma irresponsável, especialmente se você começar uma rotina de exercícios sem supervisão profissional junto com uma dieta forçada, você pode ter um caso de hipoglicemia e desmaiar, o que pode causar problemas como acidentes, torções, fraturas ou até um traumatismo craniano.

Além disso, uma dieta low carb deve ser acompanhada sempre por uma manutenção da quantidade de líquidos ingeridos, pois a maior quantidade de proteínas digeridas gera maior quantidade de impurezas no corpo, que precisam ser processadas pelo corpo. Procure um médico antes de iniciar uma dieta low carb se você tiver histórico de problemas nos rins ou no fígado na família.

Detalhes que as pessoas geralmente não contam sobre dietas low carb

Estas dietas não são simples. Será necessária disciplina e foco para evitar os pães, doces e outras delícias, que nosso corpo instintivamente pede. Além disso, especialmente nos primeiros dias, você se sentirá irritada e pode ser que sinta prisão de ventre, se não equilibrar as quantidades necessárias de fibras.

A adaptação é a fase mais difícil, depois você começa a colher os resultados positivos em perda de peso, em mais energia para o seu dia e em menos dores quando fizer seus exercícios, você será recompensada.

É sempre importante lembrar que “folgas” da dieta podem existir, mas não podem ser frequentes demais, e também não devem transformar os dias seguintes em períodos de fome. Simplesmente não adianta.

Finalmente, lembre-se sempre de confiar nos sinais do seu corpo e de equilibrar suas vontades sempre. Desenvolva o hábito saudável de substituir doces por frutas, que além de serem fonte de fibras e uma série de vitaminas, tem muito menos gorduras e açúcares que os doces, e ajudam a controlar a saciedade.

 

 

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One thought on “Dieta low carb: as vantagens e os cuidados.

  1. receitas low carb de frango · Edit

    Fui no varios sites na web destinado a analisar em
    cima de assim mesmo, li varios sites e também qualquer
    se compara a esse aqui, lhe Editorial bem como exelente,
    bem claramente realizado e também explicativo, adorei.
    agradecido pelas informaçoes.
    desculpe o portugues estou ademais do BR a anos.

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