Como fazer tapioca e outras informações

Como fazer tapioca e outras informações

Um prato tradicional da nossa cultura indígena, a tapioca se tornou um dos pratos mais apreciados e tradicionais do Brasil, gozando do status de comida de rua e ainda assim sendo apresentada também em diversas composições e espaços mais gourmet.

Vamos falar mais sobre a história deste prato, como fazer tapioca e como usar a tapioca para diminuir peso de forma saudável e eficiente.

Qual a história da tapioca?

A tapioca é um prato feito basicamente de farinha de mandioca e goma, que faz com que a farinha tenha uma consistência e consiga ficar com sua consistência característica quando esquentada em uma frigideira.

Seu nome provém de uma expressão em tupi guarani, que basicamente descreve a forma como ela é produzida, ao ser triturada e então preparada para ser frita.

Um detalhe importante sobre a origem da tapioca é que ela permaneceu como um prato típico da região norte/nordeste do país, sendo que apenas nos últimos 10 anos ela geralmente ganhou o resto do país e do mundo, por sua facilidade de ser preparada (com a mistura pronta é realmente muito fácil) e pela sua grande possibilidade de variação e possibilidades.

Como fazer tapioca?

Uma das questões mais fascinantes sobre a tapioca é que ela incrivelmente fácil de ser feita, e, ao mesmo tempo, podemos trabalhar uma quantidade quase ilimitada de recheios e outras possibilidades para ela.

Vamos falar primeiro da forma mais simples e básica de como fazer tapioca e depois vamos falar sobre as possibilidades de recheios.

A tapioca precisa ser feita em frigideira antiaderente, algumas pessoas costumam peneirar a goma de tapioca antes de coloca-la. Despeje cerca de 3 colheres de sopa da goma de tapioca na frigideira já no fogo e então , com a ajuda de uma colher, espalhe-a de forma que ela se transforme em um disco regular. A quantidade de goma pode variar, dependendo do tamanho da frigideira e da espessura que você deseja na sua tapioca.

Um detalhe interessante de como fazer tapioca é que algumas pessoas afirmam que se a tapioca ficar demais na frigideira, ela sairá mais dura, sendo outro prato comum do norte do país, chamado beiju.

Já quanto a recheios, esta é, sem dúvida, a parte mais interessante sobre como fazer tapioca, pois por ser uma massa sem tempero em si, ela aceita tanto recheios doces quanto salgados. A tapioca mais tradicional é feita apenas com manteiga derretida ou com leite condensado e coco, mas na expansão que ela passou pelo mundo, é possível achar de vários outros sabores, sendo quase tão variadas quanto às pizzas, por exemplo.

A tapioca é capaz de me fazer emagrecer?

A tapioca vendida em diversos lugares, exceto a mais tradicional de todas, é relativamente calórica, mas que pode ser uma opção inteligente para, por exemplo, ser uma opção muito menos calórica para o pão, além de muito mais saborosa para lanches da tarde e substituir o pão integral, além de ser totalmente sem glúten.

Não perca a chance de acrescentar essa maravilhoso prato à sua dieta!

Conheça Também o Nosso Canal no Youtube


1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment