Comidas de inverno: Saudáveis, simples, salgadas, doces e receitas práticas e deliciosas!

Comidas de inverno: Saudáveis, simples, salgadas, doces e receitas práticas e deliciosas!

Com a temperatura diminuindo, a tendência de aumentar as calorias e sair da dieta só aumenta. Exatamente por isso nós do Beleza Feminina oferecemos à você a chance de manter sua forma de forma inteligente e diferenciada por meio desta lista de comidas de inverno saudáveis que vão fazer a sua cabeça. Além disso vamos comentar outros tipos de comidas que você poderá se deliciar no inverno, receitas deliciosas para você fazer em casa e aproveitar a estação mais fria do ano. Vamos conferir?

Como ter uma alimentação saudável no inverno?

Sabemos que manter a dieta na estação mais fria do ano é realmente difícil. São muitas as tentações, chocolates, fondue, queijos, vinhos, massas, pizzas, entre outras opções que dá até água na boca de pensar. No entanto, é importante sempre manter o equilíbrio e fazer boas escolhas na hora de comer.

Abaixo vamos listar algumas opções saudáveis que você pode incluir em suas refeições e comer sem culpa.

Se delicie com sopas e caldos

sopas como opções de comida para o inverno

sopa de cenoura com gengibre para o inverno

sopa de espinafre e brócolis para o inverno

creme de cenoura para o inverno

sopas e cremes como comidas de inverno

Sem dúvida às sopas são, sem dúvida, os mais famosos alimentos saudáveis para o inverno. Quentes, saborosas e altamente versáteis, elas têm uma série de formas de ficarem mais e menos saudáveis.

Caso queira uma opção de baixa caloria, evite, a todo custos, sopas instantâneas, já que elas são muito ricas em sódio e podem causar muito mal a você. Outo detalhe é sempre evitar combinar coisas gordurosas demais ao fazer a sua sopa. Prefira usar muitas verduras e carnes sem gorduras, como a clássica canja de galinha.

Sopas e cremes de legumes são ótimas opções, além de deliciosas e nutritivas, oferecem poucas calorias e você pode se deliciar sem pensar duas vezes. Opções como sopa de mandioquinha com carne seca, creme de espinafre, sopa de couve flor, cenoura com gengibre, entre outras nessa mesma linha, são alternativas incríveis para um inverno saudável.

Invista em chás

chás como opção para o inverno

Os chás são, definitivamente, uma das bebidas mais saudáveis e desejáveis no inverno. O mix correto de chás para cada situação e momento do dia, entre os digestivos, os energéticos, os calmantes e aqueles que ajudam a pessoa se concentrar no trabalho.

Substituir o mate pelo café pode fazer verdadeiros milagres pela sua saúde e disposição para o trabalho, e fechar seu dia com um chá de camomila ou de erva cidreira pode ser o ideal para você desenvolver um inverno muito mais saboroso e levar um hábito que deveria permanecer o ano todo.

Outras opções de chás deliciosos que devem entrar no seu cardápio é:

  • Chá de maçã com canela
  • Chá de maracujá, capim limão e camomila
  • Chá de casca de abacaxi, hortelã e gengibre
  • Chã de laranja e camomila
  • Chá de frutas
  • Chá de gengibre

Vinhos

vinhos como comidas de inverno

O vinho se tornou uma das bebidas mais consumidas durante o inverno pela sua capacidade suave de se esquentar as noites mais frias, oferecendo um diferencial de ser uma das bebidas alcoólicas comprovadamente benéficas para a saúde.

Seu consumo moderado ajuda a combater problemas cardíacos e ainda dá a você a chance de consumir uma quantidade fantástica de antioxidantes.

Tomar um vinho em noites mais frias é uma ótima opção para ocasiões românticas ou para uma saída com os amigos. Existem diferentes tipos de vinho, como por exemplo:

  • Vinho tinto: Sem dúvida o mais consumido no inverno. Você pode tomá-lo com massas ou carnes vermelhas, e optar por ele mais seco ou adocicado.
  • Vinho branco: Possui um sabor frutado, é indicado servi-lo gelado e são ótimos para pratos com peixes e frutos do mar.
  • Vinho rosé: Apesar dele ser ideal para degustar no verão, você pode tomá-lo também em dias frios. Tem super potencial de harmonização com pratos como salmão e grelhados.

Não adianta, essa estação pede um bom vinho e você deve aproveitar!

Canela como comidas de invernocanela uma opção saudável para o inverno

Um dos ingredientes de diversos doces e bebidas desta época, a canela tem ação termogênica, evita a diarreia, facilita a digestão e diminui tanto a quantidade de colesterol ruim no seu sangue quanto o desejo por doces e carboidratos, tão comum nesta época.

Além disso, tem ação curativa em problemas pulmonares e fraquezas desta época, por ajudar o corpo a se esquentar e combater as infecções oportunistas da época. É importante não aquecer demais a canela, ou ela perde a suas propriedades benéficas.

Gengibre

gengibre uma opção saudável para refeições no inverno

Outro tempero muito comum desta época, estando até em receitas de bebidas tradicionais esta época, como o quentão, o gengibre é muito poderoso e importante para esta época. Além de termogênico, ele é bactericida e ajuda a no tratamento de feridas causadas pelo tempo, fazendo dele um dos maiores aliados das pessoas que sofrem durante o inverno.

Frutas da época como comidas de inverno

frutas da época de inverno

Aproveite as frutas da estação, além de saudáveis e nutritivas elas são deliciosas e você pode incorporar, em saladas, lanches da tarde, vitaminas e sucos.

Morango, laranja, pera, e uva são ótimas opções para qualquer hora do dia. Banana, caju, caqui, kiwi e copo também devem fazer parte de suas refeições nos dias frios.

Opções de comidas simples

comidas simples para o inverno

salada simples para o inverno

Opções simples como comidas de inverno podem ser: Chocolate quente saudável, salada de beterraba e queijos, castanhas, nozes, massas, os próprios chás e algumas sopas de legumes que não dão trabalho nenhum, são opções fantásticas, práticas e deliciosas.

Comidas doces para o inverno

comidas doces para inverno

Algumas opções de comidas doces para dias mais frios são fondue doce de chocolate com morango, churros, suflê romeu e julieta, torta de maça, cocada de forno, crepe doce, brownies, petit gâteau, torta de nozes, e suflê de chocolate.

Comidas salgadas para dias frios

fondue de queijo para o inverno

Opções salgadas deliciosas para o inverno são risotos de vários sabores, macarrão ao molho branco, fondue de queijo, lasanhas, polenta, suflê, gnocchi, file mignon, etc.

A importância de se hidratar no inverno

Muitas pessoas ficam tão preocupadas com os alimentos saudáveis para o inverno que se esquecem de se hidratar corretamente. A hidratação é igualmente indispensável dentro de manutenção da saúde e da forma durante o inverno, já que graças a ela é possível eliminar corretamente as toxinas e manter a saúde do seu corpo.

Controlar as calorias ingeridas no inverno vai fazer com que você não tenha de entrar nos “projeto verão” ano que vem, pois você estará em forma e terá um inverno delicioso e saudável com as nossas dicas.

Receitas para o frio

Selecionamos algumas receitas práticas, gostosas e fáceis de fazer para esquentar seus dias. Você pode aproveitar e começar agora seu cardápio de inverno, que tal?

Receita de sopa de macarrão batata e cenoura

sopa de macarrão, batata e cenoura

Ingredientes

  • Macarrão
  • Meia cebola picada
  • Uma colher de azeite
  • Três dentes de alho 
  • Cebolinha verde picada a gosto
  • Duas cenouras picadas 
  • Duas batatas picadas
  • Um tablete de tempero sabor bacon
  • Um litro de água

Modo de preparo

  1. Refogue o alho e a cebola em uma panela de pressão com azeite.
  2. Adicione a água e deixe ferver.
  3. Depois adicione o macarrão, cenoura, a batata, a cebolinha verde e o tablete de tempero sabor bacon.
  4. Mexa e deixe ferver até que a batata e a cenoura estejam cozidas.
  5. Adicione carne moída  ou alguma outra carne se gostar.Fica delicioso!

Macarrão talharim ao forno

receita de talharim ao forno

Ingredientes

  • Um pacote de macarrão talharim
  • Um copo de requeijão
  • Um cubo de caldo de galinha
  • Uma lata de molho pronto
  • 300 g de presunto
  • 300 g de mussarela
  • Um litro de água fervida

Modo de preparo

  1. Coloque o molho de tomate no fundo de uma forma de vidro
  2. Depois coloque o macarrão cru e por cima o requeijão.
  3. Adicione presunto e mussarela em cima
  4. Adicione o caldo de galinha na água fervente e jogue em cima.
  5. Cubra com papel alumínio e deixe por 30 minutos no forno.

Chocolate quente saudável

chocolate quente saudável para o inverno

Ingredientes

  • Dois copos de leite desnatado
  • Duas colheres de sobremesa de amido de milho (maisena)
  • Cinco colheres de sopa de achocolatado em pó light
  • Duas colheres de sobremesa de creme de leite light
  • Adoçante a gosto

Modo de preparo

  1. Misture o leite ainda frio com o amido de milho.
  2. Adicione o achocolatado e ferva.
  3. Deixe esfriar um pouco e acrescente aos poucos o creme de leite.
  4. Adoce com adoçante a gosto

E aí gostou do texto comidas de inverno? Então compartilhe com seus amigos e não se esqueça de deixar seu comentário!

 

💕 SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 💕

 

Você Também Pode se Interessar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment