Comidas de festa Junina: festeje cuidando da dieta!

Comidas de festa Junina: festeje cuidando da dieta!

As festas juninas são uma das festas populares mais tradicionais do Brasil. Excepcionalmente fortes no Nordeste e uma tradição que se perde um pouco dentro de grandes cidades, como São Paulo, onde nem todas as igrejas fazem as quermesses de São João.

O grande ponto em comum com todas as comidas de festa junina é que elas são uma representação dos produtos do interior do país, com suas características e qualidades específicas. Para isso mesmo vemos muitos produtos naturais e que são parte da rotina das pessoas do interior.

Vamos falar de todas estas comidas de festa junina, ensinando a comer todas com cuidado à dieta e quais são as mais perigosas para a sua dieta.

As comidas de festa junina são saudáveis?

A principal vantagem das comidas de festa junina é que, ao menos a grande maioria elas, não são produzidas industrialmente, fazendo com que a sua formulação seja mais caseira, o que faz com que você coma menos elementos químicos artificiais, que fazem mais mal do que açúcares, como o sódio e outros conservantes usados em alimentos processados.

Por outro lado, a quantidade de gorduras e açúcares pode fazer com que as comidas de festa junina sejam um problema para a sua dieta, mas possuem, por exemplo. Grandes quantidades de proteínas, fibras e, por serem praticamente todas de vegetais, mais saudáveis e com menos gordura que outros pratos feitos com carne.

Vamos ver quais são as receitas mais comuns e quais são as maiores ameaças à sua dieta quando você está em uma festa junina:

Arroz doce: arroz cozido com leite e açúcar, podendo-se acrescentar cravo, caneca e raspas de limão para dar um sabor diferenciado. Tem como principal vilão da dieta o açúcar, mas não é, nem de longe, a maior amaça da festa junina.

Bolo de fubá: um dos maiores clássicos das comidas de festa junina, o bolo de fubá põe ser comido sem grandes prejuízos, apesar de ser uma fonte considerável de carboidratos. Cuidado com coberturas e similares, elas às vezes são mais calóricas que o restante do bolo.

Milho cozido: Uma das iguarias de festa junina mais comuns, o milho cozido é uma excelente forma de conseguir mais fibras, além de uma série de vantagens, além de ser uma das comidas de festa junina que mais satisfaz com menos calorias. Tem seu principal contraponto no sal e na manteiga, que são usados para dar mais sabor ao milho cozido, mas podem ser altamente prejudiciais.

Pé-de-moleque: Apesar de delicioso, é basicamente amendoins encobertos por uma camada de açúcar caramelizado endurecido, fazendo deste doce uma das comidas de festa juninas mais calóricas. Assim como o pé de moleque, a paçoca deve ser consumida com mais parcimônia, já que o amendoim tem grande quantidade de gorduras, apesar de ser uma excelente fonte de proteínas.

O segredo é a moderação

Pode parecer tolice, mas o segredo e ir aproveitar a festa junina e suas comidas é a moderação. Se você não comer em excesso terá uma forma muito mais saudável e bonita, evitando os extensos “projeto verão”, onde a pessoa perde tempo perdendo o peso que ganhou durante o inverno, onde o descontrole de alimentação é maior.

 

 

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