Bolinho de chuva: a história e a receita

Bolinho de chuva: a história e a receita

Nada melhor para um lanche da tarde, com um café um chazinho, especialmente no inverno, não é mesmo? O bolinho de chuva tem gosto de infância, de casa de mãe e de avó, tem gosto de saudade e de tarde chuvosa, onde não se podia brincar lá fora, pelo menos é assim que se acredita que ele ganhou este nome tão sugestivo.

Vamos falar um pouco desta delícia antes de passar a receita mais usada aqui no Brasil.

O Bolinho de chuva ao redor do mundo

Sendo um doce de origem portuguesa, o bolinho de chuva é consumido ainda hoje em Portugal e na África, devido aos poucos ingredientes necessários e a facilidade de fazê-los. Obviamente, existem algumas variações de um país para outro, como a inclusão de frutas picadas em algumas versões, embora a variação mais interessante seja o fato de que os bolinhos de chuva em Portugal lembram muito as chamadas bolas de Berlim (que aqui no Brasil são conhecidos como sonhos) e são servidos geralmente, no natal.

Quando pensamos em bolinhos de chuva no Brasil, outra referência são as histórias do Sítio do Pica pau Amarelo, de Monteiro Lobato, que foram transformadas em série de TV nos anos 50. Muitas pessoas ouviam a Tia Anastácia chamar as crianças do saudoso sítio, com seu avental e seu jeito característico, para devorar essas pequenas maravilhas.

O bolinho de chuva brasileiro

Esta é a receita do famoso bolinho de chuva brasileiro, fácil e rápido de fazer, é o ideal para receber as amigas em um chá da tarde ou para matar a vontade de doce das crianças durante a tarde.

Ingredientes.

2 ovos

2 colheres de açúcar

1 xícara de chá de leite

Trigo para dar ponto

1 colher de sopa de fermento

Açúcar e canela

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes até ficar uma massa não muito mole, nem tão dura.

Deixe aquecer uma panela com bastante óleo para que os bolinhos possam boiar

Quando estiver bem quente comece a colocar colheradas da massa e abaixe o fogo para que o bolinho não fique cru por dentro

Coloque os bolinhos sobre papel absorvente e depois se preferir passe-os no açúcar com canela.

 

Você pode substituir a canela por chocolate em pó, que também pode ser acrescentado na massa sem grandes prejuízos.

Com esta receita simples, mas eficiente, você sempre terá o que servir para uma visita inesperada ou para matar aquela fome que vem sem aviso.

 

Conheça Também o Nosso Canal no Youtube


1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment