Amaranto: Saiba tudo o grão conhecido como a “nova linhaça”!

Amaranto: Saiba tudo o grão conhecido como a “nova linhaça”!

O Amaranto, também conhecido por “feijão dos Andes” ou “a nova linhaça” é um grão rico em nutrientes, que oferece vários benefícios à saúde (sendo uma ótima opção para os celíacos, pois não contém glúten ), dentre eles a capacidade de reduzir o colesterol ruim (LDL) e a hipertensão, além de ajudar no processo de emagrecimento.

Continue lendo este artigo para saber todos os benefícios deste grão!

Onde comprar o amaranto? Quanto custa?

Você pode encontrar o amaranto em lojas de grãos, supermercados e casas de produtos naturais, e em geral é um produto barato. Se você preferir, também pode comprá-lo pela internet. Um site que costumamos recomendar para os nossos leitores é a Natue, que além de ter ótimos preços, entrega em todo Brasil. Clique no botão a seguir para saber o preço do amaranto e o valor do frete para a sua cidade.

bota%cc%83o-natue

Como é consumido?

O amaranto é consumido em forma de farinha, flocos ou grãos como complemento nutricional de vitaminas, sucos, sopas e frutas.

Você também pode cozinhar o amaranto em flocos como o arroz, ou usar como substituto da farinha de trigo no preparo de massas de pão, bolo ou biscoitos. Como ele quase não tem gosto, o amaranto não interfere no sabor dos alimentos.

A “pipoca de amaranto” tem um sabor muito parecido com o das nozes. Basta aquecer os grãos, colocando numa panela sem óleo e esperando estourar como os grãos de milho.

Também é consumido como óleo, como um produto de beleza para a pele e os cabelos.

Quais são as suas propriedades?

O amaranto tem propriedades que beneficiam a saúde, a beleza e a boa forma:

  • Tem fitoesterois, que ajudam a reduzir o “colesterol ruim” (LDL) e doenças cardiovasculares, por atuarem no intestino impedindo que boa parte da gordura ingerida seja absorvida pelo organismo;
  • Tem mais proteína que o arroz e o trigo, e tanta quanto o leite e o queijo, e por serem mais solúveis e digeríveis, é uma boa opção para quem tem intolerância à lactose e para quem não pode ingerir proteína animal;
  • Contribui para a redução da hipertensão;
  • Tem ação adstringente, facilitando a redução de inchaços e a retenção de líquidos;
  • É rico em aminoácidos naturais, e é usado para auxilia no ganho de massa muscular e no pós treino, para acelerar a regeneração muscular;
  • O óleo de amaranto tem um alto teor de colágeno, que beneficia a pele e os cabelos de várias formas: nutrindo e hidratando a pele, dando elasticidade e firmeza, ajudando na cicatrização de manchas de acne, cicatrizes e nas inflamações como a celulite, devolvendo a vitalidade e a resistência dos fios, entre outros;
  • É antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce;
  • Tem grande quantidade de vitamina C, que ajuda a melhorar o sistema imunológico, e vitamina A e beta-caroteno, que ajudam a prevenir o aparecimento de catarata.

O Amaranto emagrece?

O amaranto é muito usado por quem quer emagrecer, pois é rico em fibras, que proporciona uma sensação de saciedade e ajuda no funcionamento intestinal, seus fitoesterois dificultam a ingestão da totalidade da gordura ingerida e a dose ideal recomendada por dia (45g) tem muitos nutrientes e poucas calorias (167 Kcal).

Consumir o amaranto em sucos de fruta ou com frutas picadas (principalmente o abacaxi) faz acelerar o metabolismo, e conseqüentemente, maximizar a perda de peso.

amaranto

Outra opção para usar o amaranto no processo de emagrecimento é tomar chá de amaranto antes das refeições. Como não tem sabor, uma opção para o chá é misturar com cravo e/ou canela.

Efeitos colaterais

O amaranto, assim como todo tipo de grão, tem ácido fítico e toxinas que podem causar alguns desconfortos e efeitos desagradáveis, como a síndrome do intestino irritado. Como essas toxinas e o efeito do ácido fítico só são eliminados em contato com a água, a recomendação é que o amaranto não seja consumido cru. O molho faz com que as substâncias contidas nos grãos e sementes anulem o efeito do ácido fítico, além de potencializar os seus benefícios nutricionais.

Antes de consumir, cozinhe os flocos por pelo menos 10 minutos, ou deixe os grãos de molho por algumas horas (de 8 a 12 horas), eliminando a água em seguida.

Quem não deve consumir o amaranto?

Apesar de todos os benefícios que pode oferecer à saúde, é importante dizer que você deve consultar um médico ou nutricionista antes de incluir o amaranto ou qualquer outra substância na sua alimentação, principalmente se você tem alguma restrição alimentar ou doença como o diabetes, já que o amaranto tem um alto índice glicêmico.

Pessoas que tem problemas renais também devem consumir com moderação ou evitar o consumo do amaranto, por causa da grande concentração de proteínas, que pode sobrecarregar os rins.

Se você gostou deste artigo, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment