Alimentos ricos em ferro: melhore a sua saúde!

Alimentos ricos em ferro: melhore a sua saúde!

Os alimentos ricos em ferro são muito importantes, já que a deficiência deste mineral básico no nosso organismo é tão problemática quanto comum. A anemia, causada por diversos motivos, é basicamente a deficiência de ferro.

Vamos falar quais são as utilidades do ferro no seu organismo, quais são os alimentos ricos em ferro mais comuns no Brasil e como você pode fazer para aumentar a quantidade de ferro no seu corpo.

Para que serve o ferro no seu organismo?

O Ferro é fundamental para nosso organismo, servindo a diversos propósitos e, por isso mesmo, indispensável dentro de uma boa dieta, que tem de conter muitos alimentos ricos em ferro. A função mais importante do ferro no nosso organismo é o transporte de oxigênio, além da composição do seu sangue e outras qualidades importantes como a criação de neurotransmissores e o combate aos radicais livres. Além do sistema respiratório, a falta de ferro no organismo é capaz de causar problemas cerebrais, diminuindo a fluência e a facilidade entre neurotransmissões e fazendo com que o corpo entre em envelhecimento precoce.

Alguns exemplos de alimentos ricos em ferro

Fígado: Apesar de não ser tão saboroso, o fígado é uma excelente fonte de ferro e outros nutrientes dentro da sua dieta. Ele é especialmente interessante de ser cosumido cozido, pois quando frito ele perde algumas de suas características.

Feijão e outras sementes: Além do jeitão, o grão de bico e outras leguminosas similares também são excelentes fontes de ferro para o corpo. Uma possibilidade interessante para quem não aprecia fígado pode aumentar o peso pela alta quantidade de amidos.

Beterraba: Saborosa e passível de uso tanto para salgado quanto para doce, ainda sendo possível ser consumida em sucos, a beterraba é um dos elementos com mais ferro em sua dieta. A concentração de ferro na beterraba é grande o suficiente para não ser totalmente absorvida, causando a característica cor avermelhada nas fezes.

Espinafre cozido: O espinafre é um dos alimentos ricos em ferro mais interessante de nossa lista, já que ele consegue ser mais bem absorvido quando cozido. É muito usado em recheio de pães e tortas e combinam muito bem também como omeletes.

Apenas o ferro não é suficiente

Quando existe um problema de absorção de ferro, nem sempre os alimentos ricos em ferro, ou até os suplementos, são a resposta. Muitas vezes a falta de vitamina C, que é a responsável por fazer com que o ferro seja absorvido pelo sistema imunológico, por ser a responsável. Graças a todos estes tipos de dificuldades, é possível fazer a suplementação artificial deste tipo de nutriente, embora isso seja recomendável somente em caso de atletas que precisam de uma dose muito maior de nutrientes e pessoas que tem problemas clínicos de absorção de nutrientes, como a anemia falciforme.

Finalmente, é importante tomar cuidado com o equilíbrio dos nutrientes, pois mesmo o excesso é problemático quanto à falta, causando dificuldades em órgãos que fazem a filtragem do sangue, como o fígado e os rins.

Em caso de dúvida sobre a sua nutrição ou a necessidade de tomar suplementos, consulte um nutricionista.

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