Água aromatizada: O que é? Quais os benefícios? Como fazer?

Água aromatizada: O que é? Quais os benefícios? Como fazer?

Estamos em pleno verão e todo mundo sabe o quanto é importante manter o corpo hidratado, principalmente nos dias mais quentes, quando a gente transpira mais. A água aromatizada (também conhecida como água saborizada) é uma ótima opção para hidratar e nutrir o corpo sem muitas calorias, sendo ideal também para quem está de dieta ou faz exercícios físicos regularmente, já que também é considerada uma bebida funcional, podendo ajudar também no detox.

Veja a seguir as receitas de água aromatizada que separamos para você, e quais os benefícios de incluir essa bebida refrescante, gostosa e fácil de fazer na sua rotina.

O que é?

A água aromatizada é uma bebida feita com ingredientes naturais frescos, geralmente frutas e ervas aromáticas, mas que também pode ser feita com legumes e outras especiarias, como cravo, canela e gengibre, por exemplo.

Quais os benefícios da água aromatizada?

Um dos maiores benefícios da água aromatizada é ajudar a consumir a quantidade ideal de água por dia (mínimo de 2 litros) de maneira mais fácil e gostosa, para hidratar o corpo, regular a temperatura corporal, fazer o transporte de sais minerais e vitaminas e até acabar com aquela sensação falsa de fome que aparece entre as refeições.

Os benefícios da água aromatizada também podem variar de acordo com os ingredientes utilizados, como falaremos a seguir.

Receitas de água aromatizada

Todas as receitas de água aromatizada que vamos dar a seguir servem para uma porção individual, que você pode preparar e servir em um pote de vidro ou copo largo. Se quiser fazer uma jarra, para servir mais pessoas, basta aumentar a receita de acordo com a quantidade de porções.

Note que nenhuma das receitas de água aromatizada são adoçadas, ficando ainda mais saudável.

Água aromatizada com gengibre

O gengibre é considerado um alimento termogênico, ou seja, que ajuda na manutenção do metabolismo e a emagrecer, e é muito usado nas receitas de água aromatizada. Uma das receitas mais tradicionais é com a melancia, que é rica em vitamina A, C e antioxidantes.

Ingredientes

1 fatia de melancia
3 rodelas de gengibre
4 cubos de gelo
300 ml de água com gás

Modo de preparo

Disponha a fatia de melancia em um pote de vidro ou copo largo, e com cuidado junte os cubos de gelo, o gengibre e a água com gás.

Água aromatizada de gengibre

Limão

Além de ser rico em vitamina C, o limão ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a desintoxicar o organismo. Para potencializar ainda mais essa água aromatizada, vamos incluir o pepino, que também ajuda a eliminar as toxinas, além de ser digestivo e diurético. Anote a receita:

Ingredientes

2 fatias finas de pepipo japonês
3 rodelas de limão (preferencialmente o limão cravo)
4 cubos de gelo
300 ml de água com gás

Modo de preparo

Coloque os cubos de gelo, as fatias de pepino, as rodelas de limão e, por último, junte a água com gás.

Água aromatizada de limão

Abacaxi

Para fazer a água aromatizada com abacaxi e hortelã, e ter uma bebida saborosa, refrescante e rica em vitamina C, e ainda ajudar a melhorar o sistema digestivo, você vai precisar de 1 fatia de abacaxi pérola com a coroa (cortar o abacaxi em 4 na horizontal), 1 ramo de hortelã fresco, 4 cubos de gelo e 300 ml de água com gás. Para fazer, coloque os cubos de gelo no recipiente, adicione a fatia de abacaxi, a água com gás e espete o hortelã.

A receita mais conhecida é com o hortelã, mas vamos ensinar também uma receita da água aromatizada com abacaxi e lavanda, para você ter uma opção para os momentos que precisar relaxar.

A receita é a mesma, bastando apenas substituir o ramo de hortelã pelo ramo de lavanda.

Água aromatizada de abacaxi

Alecrim

O alecrim é uma ótima opção para quem tem problemas no sistema digestivo, e nessa receita vamos usar 1 ramo de alecrim, 2 rodelas de limão siciliano, 2 rodelas de limão taiti, gelo e 300 ml de água natural sem gás.

Coloque o gelo, as rodelas de limão, a água e espete o ramo de alecrim e sirva gelado.

Água aromatizada com alecrim

Morango

Corte um morango orgânico em rodelas e coloque num copo com gelo, e deixe na geladeira cerca de 8 horas antes de beber, ou até que a água fique rosa.

Água aromatizada de morango

Hibisco

O hibisco é um grande aliado de quem está querendo emagrecer, porque tem ação antioxidante e também diurética, prevenindo o inchaço e colaborando para a eliminação de toxinas do organismo. Para deixar ainda mais saborosa e funcional, vale acrescentar um ramo de alecrim à água aromatizada:

Ingredientes

5 flores de hibisco seco
1 ramo de alecrim
300 ml de água com gás
4 cubos de gelo

Modo de preparo

Disponha os cubos de gelo no pote de vidro ou no copo, adicione as flores de hibisco, a água com gás e espete o ramo de alecrim.

Água aromatizada de hibisco

Gostou das nossas dicas sobre água aromatizada? Deixe seu comentário!

Recomendamos para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment